sábado, 1 de maio de 2010

AS CACHOEIRAS DO ENTORNO DE BRASÍLIA

Olá amigos,
Faz muitas semanas que eu prometi escrever o próximo texto de série, sobre as cachoeiras do entorno de Brasília.

O planalto central tem vários cursos d`água, que fazem bonitas cachoeiras ao descerem os leves desníveis que existem por aqui. A mais perto de todas é a cachoeira do Tororó, que fica depois do Jardim Botânico, no caminho para o Gama. Indo pela estrada, antes de uma curva, há uma entrada à direita para uma estrada de terra, sem nenhuma placa, por isso pode ser um pouco difícil de achar. Ao entrar na propriedade, vc paga uma pequena taxa e entra numa trilha de cerrado, em descida, até que chega até uma cachoeira de 12 m de altura, muito bonita, onde algumas pessoas fazem rapel. O problema dessa cachoeira é que não tem um bom poço para tomar banho nem uma boa pedra para esticar o corpo. Eu fui lá num dia de solidão.

A mais de bonita de todas dentre as baratas, na minha opinião, é o Poço Azul. Para chegar lá, vc deve sair de BSB pela saída norte, indo pelo Eixão ou pela L4 Norte, pegando o caminho para Sobradinho (à direita na bifurcação do balão do Torto). Siga na mesma pista até chegar no balão do Colorado, onde vc deve rodar para a esquerda no sentido Brazlândia, depois virar à direita para entrar na DF 001, sentido Lago Oeste/Brazlândia. Vc passará pelo Lago Oeste, que é uma região rural do DF, à sua direita, e o parque nacional de Brasília à sua esquerda. Cuidado com a estrada, pois não está em boas condições. De repente, a estrada de asfalto acaba e daí são mais uns 10 km de estrada de terra até chegar na entrada, à direita. Daí são mais uns 4 km numa estrada mais estreita entre propriedades rurais, passando por uma guarita onde é cobrado 10 reais por carro no dia de semana e 15 reais por carro no fim de semana, até chegar ao estacionamento. De lá há 2 possibilidades: descer uma pequena escadaria até o poço em si, que tem um salto e alaga uma caverna ou descer uma outra trilha rápida mais íngreme para ver a cachoeira, que deve ter uns 15 m de altura, descendo muito reta com força no chão de cascalho. Essa cachoeira é muito boa para tomar banho pois vc chega com facilidade embaixo da queda. Pena que os donos do local só querem mamar o dinheiro, mas não cuidam do local, permitindo que farofeiros sujem o poço com latas de cerveja e outros lixos.


Há 2 opções para um passeio que dura o dia inteiro, sendo a melhor delas a Chapada Imperial, que fica também numa propriedade particular. Para chegar lá, eu e minha namorada fizemos o mesmo caminho do poço azul, andando mais um pouco até chegar na entrada da propriedade. Lá é uma estação de reintrodução de animais confiscados pelo Ibama. O esquema é o seguinte: vc paga 55 reais, faz uma trilha de 5 horas com guias por dezenas de cachoeiras lindas com água cristalina em descida. No final, um pau-de-arara vai buscar as pessoas para levar morro acima até a base, um local onde há um restaurante em que é servido um almoço à vontade, de comida goiana, sem incluir as bebidas. É um local muito preservado, com uma aura ecológica, que vale muito à pena. Um outro passeio do mesmo preço é a pousada Terra Viva, ao lado do Poço Azul, um local com uma aura meio mística, em que os funcionários falam lento, como se tivessem acabado de fumar um beck. Não é tão bonito quanto a Chapada Imperial e não tem a mesma conservação. O interessante é a comida ovolactovegetariana muito gostosa que é servida lá com sucos naturais. Não achei tão interessante quanto o primeiro passeio. Uma versão melhorada desse restaurante fica na 201 norte.


No caminho para Pirenópolis, saindo pela via Estrutural, eu e Jaqueline fomos na Cachoeira do Girassol, que fica numa estância onde vão dezenas de farofeiros... a cachoeira não é tão bonita e só tem uma para ver... o local é um pouco longe... enfim... não posso recomendar.

Outros picos interessantes são a trilha entre o Indaiá e Itiquira e as cachoeiras do Paraíso na Terra, que ainda não fui.

É impressionante como há boas opções pertinho do Plano Piloto, as quais a maioria dos Brasilienses sequer conhece!

Eu vou interromper a série de BSB para escrever um pouco sobre a viagem que eu acabei de fazer à Argentina.

10 comentários:

  1. Olá! Vc naum escreveu sobre a cachoeira do Indaiá, faz mtos anos q estive por lá e tbm recomendo!
    O q pude perceber nas cachoeiras q vc citou é a segurança dos turistas. A única que senti uma certa confiança de ir foi a Chapada Imperial, pois pelo q vc falou têm guias turísticos.
    Mas ficaram mto boas as suas dicas!
    Vlw
    Att. Luana

    ResponderExcluir
  2. COMO VAI? VC NÃO COMENTOU SOBRE AS CACHOEIRAS DE FORMOSA-G0, COMO A DO ITIQUIRA E A CACHOEIRA DO BISNAL. TBM TEM O POÇO AZUL NO DISTRITO DO BEZERRA EM FORMOSA... CONHEÇA FORMOSA E VC FICARÁ ENCANTADO COM AS BELEZAS NATURAIS DA CIDADE, AS MAIS BELAS DA REGIAO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele falou que ia relatar sobre as cachoeiras no entorno do DF e não no Goias...

      Excluir
  3. Obrigado pessoal, realmente eu nao conheço ainda as cachoeiras de Formosa, por isso nao escrevi sobre elas, mas pretendo conhecer! Quando eu for lá eu complemento esse texto! Me disseram sobre uma truilha que vai do itiquira ao indaiá, se alguem tiver informações por favor faça um comentário no blog!

    ResponderExcluir
  4. Bom realmente um tempo atrás tinha sim, como dizem uns farofeiros só que eu estive lá a pouquíssimo tempo e vejo que lá mudou bastante o ambiente é outro, foram feitas muitas mudanças e eu simplesmente adorei e tem um novo aceso a cachoeira . Com um Novo publico e com um ambiente rústico, relaxante. Para quem quer ter mais informações sobre o local veja no site: WWW.lazerbras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ha estou falando da belissima cacheira do girassol recomendo. :)

      Excluir
  5. Fiz a trilha do Indaiá até o salto do Itiquira, é um pouco cansativo, pois a mata é razoavelmente fechada e o caminho é longo, demorei mais ou menos umas 1h30 para chegar. Porém quando se chega no salto do Itiquira é realmente muito encantador, um visual magnífico, super recomendo. Tirando as cachoeiras do Indaiá que também são lindas ;)

    ResponderExcluir
  6. Seguirei este roteiro fiquei bastante curioso e ansioso , mto interessante este blog , felicidades à todos !!!!

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber onde tem uma cachoeira boa pra acampar e em conta!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelas dicas ! Sou do Portal das Cachoeiras, um site dedicado a cachoeiras e outras belezas naturais, que está chegando agora ao Centro-Oeste... utilizarei suas dicas para incluir mais locais em nosso guia. Parabéns pela postagem e se quiser conferir nosso trabalho, fique a vontade: www,portaldascachoeiras.com ou www.facebook.com/portaldascachoeiras

    ResponderExcluir