Em vez de falar sobre determinado local, dessa vez decidi falar sobre algumas dicas gerais para o planejamento de viagens de baixo custo no Brasil.
1) A DATA DA VIAGEM É TÃO IMPORTANTE QUANTO O LOCAL ESCOLHIDO: A escolha da viagem deve ser feita de maneira a se escolher ao mesmo tempo o local e a data, pois cada época do ano tem locais que são melhores do que outros. Não adianta escolher um lugar super legal e ir na época errada. Um dos problemas que você pode enfrentar é ir para o lugar escolhido em épocas de chuvas, neve, calor ou frio excessivo. Se vc só pode escolher férias em determinada época, escolha o local baseado no mês em questão. Se vc quer ir a algum lugar específico, escolha suas férias de acordo com a melhor época do local. Não seja teimoso.
2) MARQUE SUAS FÉRIAS PARA O SEGUNDO SEMESTRE: no Brasil, a maioria dos locais tem a sua melhor época no segundo semestre, pois nossos verões são muito chuvosos e, na maioria dos tipos de viagem, a chuva é a maior inimiga do viajante. Há exceções, como as viagens para o cerrado, que podem ser feitas a partir de abril. No Nordeste, deve-se viajar a partir de setembro. Nos lençois maranhenses, a boa época vai de junho até setembro, no máximo.
3) TENTE MARCAR SUA VIAGEM COM ANTECEDÊNCIA para conseguir os melhores preços.
4) EM VIAGENS CURTAS, TENTE NÃO UTILIZAR MAIS DO QUE 2 MEIOS DE TRANSPORTE. Evite gastar o pouco tempo de sua viagem de feriado viajando. Evite deslocamentos terrestres de mais de 300 km.
5) LEVE ROUPAS PARA NO MÁXIMO 15 DIAS. Não leve sua casa nas costas. Vc pode muito bem lavar suas roupas durante a viagem. Não sai tão caro e vc evita dores nas costas. O que não falta por aí são tiazinhas querendo lavar roupa e cobrando preços bem honestos.
6) VIAJE COMPACTO: evite levar mais de 2 mochilas ou malas. É importante ter boa mobilidade.
7) EVITE PEGAR ESTRADA DE TERRA À NOITE: se vc atolar, terá mais dificuldade para conseguir ajuda.
8) EVITE ATALHOS MAL DESCRITOS PELOS MAPAS: na tentativa de chegar mais rápido, vc pode ser levado a estradas em más condições de conservação, que arriscam a vida do viajante.
9) NÃO VÁ A CACHOEIRAS APÓS CHUVAS TORRENCIAIS. Evite as mortais trombas d`água.
10) NO CASO DE VIAGEM PARA LOCAL DE CLIMA DIFERENTE DE ONDE VC MORA, DEIXE PARA COMPRAR AS ROUPAS QUE VC NÃO TEM NO LOCAL DE DESTINO. No Rio de Janeiro, por exemplo, que é uma cidade super quente, é difícil e caro comprar casacos pesados. Em Gramado vc possivelmente encontrará roupas mais em conta e de melhor qualidade, pois há maior disponibilidade e concorrência.
11) ALTERNE MOMENTOS MAIS E MENOS CANSATIVOS: não banque o super atleta, saiba os seus limites.
12) SE HOSPEDE EM ALBERGUES: as grandes redes internacionais tem um padrão de qualidade mínimo com um preço aceitável. Não é aceitável ir para lugares insalubres para economizar.
13) NEGOCIE, MAS NÃO SEJA PÃO-DURO: em muitos lugares é possível abaixar muito os preços de refeições e passeios, particularmente no Nordeste. Mas também não adianta ir a um lugar e não fazer o passeio desejado. Vc vai acabar se arrependendo.
14) EVITE O PINGA-PINGA: explore os lugares em sua plenitude. Gaste mais tempo curtindo do que viajando. Exceto se o prazer está em viajar em si (como em viagens de moto, por exemplo).
15) AMPLIE SEUS HORIZONTES PARA A AMÉRICA DO SUL: nosso continente é lindo e barato.
16) O GPS COMPLEMENTA AS INFORMAÇÕES MAS NÃO SUBSTITUI MAPAS E INFORMAÇÕES COLHIDAS: GPS é tudo de bom, mas vc deve ter o caminho na sua mente para se questionar no caso de falha no equipamento. Pergunte muito para os locais - geralmente vc não irá se arrepender.
quarta-feira, 9 de março de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Poxa, disse tudo! Complemento com... se informe muito bem antes de viajar!!!
ResponderExcluirTurismo | low cost - viagem barata