Eu resolvi trocar as bolas. Vou falar sobre Olinda primeiro e, em novembro, após minha ida à Pipa, eu complemento os textos do RN.
Eu sai de Pipa em direção à Olinda de taxi numa pechincha - eu consegui um taxi pelo mesmo preço do onibus, dividindo com a galera que eu estava. Para conseguir isso em Pipa vcs podem procurar o Leo, dono da pousada Gameleira e pedir para chamar o taxista, que vem de Olinda e volta com os passageiros.
Em Olinda resolvi jogar no time que estava ganhando, ficando numa unidade da Hostelling International, o Albergue de Olinda. Esse hostel é aconchegante, apesar o banheiro ser coletivo (para os quartos coletivos). Tem um local bom para relaxar e encontrar a galera, com várias redes, uma mesa grande de madeira e bancos. Eles aceitam cartão de crédito. Fica na parte baixa, fora do centro histórico, embora esteja bem próximo à Igreja do Carmo. Se vc desejar se hospedar na parte alta ou na parte baixa, há várias pousadas para todos os bolsos nesses locais, muitas sem site na web.
Olinda é uma cidade com 2 partes, a velha (mais alta) e a nova (mais baixa). Na verdade a velha
é a que interessa, pois é onde está o centro histórico. Lá tem aquele estilo colonial, bem conhecido de quem foi, por exemplo, para Ouro Preto ou Paraty. Para uma visita guiada à cidade, uma boa dica são os guias-mirins da prefeitura, que não cobram pelo serviço e dão informações interessantes, além de darem outras orientações. Eu lavei minhas roupas na casa de uma tia que me cobrou R$ 5,00 por uma pilha imensa e ainda me deu refri e salgadinho :). Existem várias igrejas para se visitar, das quais eu destaco a Basílica de São Bento, o Convento de São Francisco e a Igreja da Sé, na qual vc consegue as melhores fotos (acima), pegando a igreja do Carmo no primeiro plano e o marzão no segundo plano. No alto da Sé, onde fica essa igreja, tem uma feira de artesanato com coisas muito bonitas, principalmente para as mulheres, pois havia uma profusão de brincos e outros adornos, com preços bem convidativos.
É interessante também visitar os ateliês, de diversos artistas que se instalaram no local, além de oficinas dos bonecões do carnaval.
No entanto o mais interessante sao as festas - Olinda é uma cidade que vive em festa. As pessoas estao lá dispostas a te conhecer e bater papo, é um clima muito animado. Teve uma noite que eu rodei por diversos bares e eu acabei parando num que é muito parecido com o antigo Emporium 100, que ficava na rua do Lavradio, no Rio de Janeiro. No domingo, a cidade toda vai pra rua pra beber, ouvir música, cada um com a música mais alta do que o outro, uma confusão sem fim, mas muito manero. Uma dica legal é ir no início da noite, não me lembro exatamente a hora, em frente à igreja de São Pedro, onde ocorrem ensaios de bandas de maracatu. Eu assisti uma banda lá e achei muuuito foda, a minha vontade era levar alguns dos ritmistas para o Rio. Um pensamento idiota porque na verdade eles pertencem a Olinda e lá eles sao eles de verdade...enfim...
Eu fui a Recife, para visitar a praia de Boa Viagem, mas eu não recomendo, pois a praia é feia, suja e cheia de tubarões.
No próximo texto continuaremos em Pernambuco, escrevendo sobre Porto de Galinhas.
Barbada: os ensaios de maracatu em frente à igreja de São Pedro.
Roubada: ir à Recife, na praia de Boa Viagem, tomar banho com os tubarões.
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
domingo, 4 de outubro de 2009
NATAL
Em dezembro de 2006 eu fiz uma viagem pelo litoral nordestino, começando por Natal e indo até Maceió.
Natal é uma cidade muito gostosa e barata de se visitar, tanto do ponto de vista da hospedagem como dos restaurantes de frutos-do-mar. Na cidade há 3 albergues da Hostelling International, sendo que eu destaco 2 deles, ambos no bairro de Ponta Negra, que são dos melhores que eu já fui. Eu fiquei no Verdes Mares, um hostel muito limpo e aconchegante, muito arrumadinho, tranquilo, com café da manhã muito responsa. Eu pedi um quarto coletivo mas, como nao tinha ninguem, eu fiquei sozinho no quarto! Outra boa opção, que eu considero a melhor para quem quer agito é o hostel Lua Cheia, que é um verdadeiro castelinho, que tem o luxo de possuir um pub muito charmoso em seu subsolo, o Taverna Pub. O local tem shows ao vivo, geralmente de rock. No dia que eu fui tinha uma banda que tocava músicas de trilhas sonoras de filmes. Uma das grandes vantagens de se hospedar em um albergue é a facilidade para organizar passeios.
Para almoçar ou jantar, vale a pena fazer um passeio pela praia de Ponta Negra, que representa o início de um trecho ininterrupto de praia que segue pelo sul. Lá há vários restaurantes com preços honestos. Infelizmente, é possível observar, na cara de todo mundo, a prostituição. Aliás, esse é um grande problema da cidade, o turismo sexual. Há uma massiva campanha, com outdoors em inglês, com o objetivo de espantar esse tipo de turista. O pior é que o André, o bugueiro que fez meu passeio, me disse que a polícia de la é exatamente igual a do Rio - nao prende ninguém, só coleta dinheiro, principalmente dos gringos. Se pegar com "de menor" entao, sao 500 reais pra se livrar da cana. Desse jeito pode ter campanha a rodo que o turismo sexual nao acaba, afinal 500 reais são nada pra esses caras.
Eu acredito que o melhor passeio próximo da cidade é o de buggy nas dunas de Genipabu (acima), que pode ser facilmente contratado em Natal. Eh realmente muito bonito, embora nao tao impressionante para quem ja conhece Jeri. Eu fiz o passeio com um casal de paulistas coroas, que estava hospedado no hostel . Dureza aguentar humor de paulista :) mas tudo bem, o cara era gente boa. Lá é possível fazer esquibunda nas dunas, sandboard e tb uma tirolesa, para cair num lago, que eles chamam de aerobunda, sendo a mais radical que eu já vi do gênero. Durante o passeio te leva para uma barraca em frente a um lago de água salgada onde vc novamente come frutos-do-mar... ai ai que sacrifício... Um passeio que eu não recomendo é o de dromedário, que é caro, curto e lento. Uma verdadeira roubada.
A minha próxima parada nessa viagem foi a praia da Pipa e Barra do Cunhaú, que vão ser o tema do meu próximo post. No feriado de finados eu vou voltar lá, por isso devo incrementar os textos com informações adicionais.
A minha próxima parada nessa viagem foi a praia da Pipa e Barra do Cunhaú, que vão ser o tema do meu próximo post. No feriado de finados eu vou voltar lá, por isso devo incrementar os textos com informações adicionais.
Barbada: passeio de buggy pelas dunas de Genipabu.
sábado, 3 de outubro de 2009
INTRODUÇÃO
Como começou essa história de blog de turismo?
Eu sou um apaixonado por turismo de todos os tipos: ecológico, histórico, de culturas regionais, entre outros, por isso sempre fiz questão de viajar. Como o período de grana curta durou muito tempo, não dava pra esperar, por isso fui aprendendo aos poucos que existem viagens para todos os gostos e bolsos, dependendo em que momento do trinômio dinheiro-tempo-disposição você está. Depois de muitas rodadas de conversa nos butequins da vida contando sobre minhas viagens, dando dicas preciosas e causando muita inveja (modéstia à parte ), eu resolvi dividir meus conehcimentos adquiridos com a comunidade.
Esse blog tem uma ênfase em turismo no Brasil, que obviamente é sempre a escolha dos duros em geral e se encaixa nos meus objetivos iniciais, que eram de falar sobre TURISMO BARATO. Não me proponho de forma alguma em ser totalmente abrangente nas informações, pois não trabalho no Guia 4 Rodas (quem dera), mas com certeza nas páginas a seguir haverá dicas preciosas para os viajantes. Da mesma forma, a minha atividade profissional é intensa, por isso não de disponho a ter nenhum tipo de regularidade nas mensagens. Para compor os textos, utilizarei principalmente informações próprias, mas eventualmente poderei utilizar dicas de terceiros. Na verdade eu pretendo, em um segundo momento, pedir para alguns amigos escreverem sobre lugares onde eu ainda não fui, para tornar mais rico o site.
Eu também sou um apaixonado por fotografia, por isso os posts serão sempre recheados de fotos, que fazem falta nos sites tradicionais de turismo. Para começar, acima está uma foto do Lago Paranoá, em Brasília, visto da piscina do meu condomínio.
Este é um site em construção e, em breve, começarei a fazer os posts.
Este é um site em construção e, em breve, começarei a fazer os posts.
Assinar:
Postagens (Atom)