domingo, 29 de novembro de 2009

ALAGOAS 1: MARAGOGI E O LITORAL NORTE


Seguindo pelo sul, após passar por Pernambuco, pelo litoral, eu e meus companheiros de viagem (que eu havia arrebatado com meu “mapa da sedução”) entramos em Alagoas, em meu primeiro passeio por lá, sendo o seu primeiro ponto de interesse o seu litoral norte, cuja principal praia é a de Maragogi. Este lugar é privilegiado, assim como as outras praias até Maceió, pelas águas cristalinas, quentes e verde-claras, próprias para mergulhar em apnéia para ver peixinhos e outros seres marinhos. Ainda se trata de um lugar , com pouca estrutura turística o que, ainda bem, o torna um lugar em conta para passear, sem o jeito turistão de Porto de Galinhas. Por conta disso, não é o melhor lugar para quem está buscando badalação.

Já falando em relação à hospedagem, existem diversas opções, mas para os que querem unir ao máximo qualidade e preço eu recomendo a pousada Dolphin, principalmente fora de temporada, quando é mais fácil negociar o preço da hospedagem. Eu, por exemplo, cheguei lá em meados de dezembro e não havia uma única viva alma hospedada. Ao chegar, vc recebe as boas vindas da dona e gerente do local, Katia, uma paulista de 32 anos, culta, ex-engenheira de produção, que fala 4 linguas fluentemente, é pintora, cozinheira e enxadrista. Ela sabe tudo sobre como mimar os clientes. Já de cara ela nos ofereceu uma caipirosca de uva, por conta da casa, que ela mesma preparou, que tomamos na varanda da pousada, enquanto ela perguntava que tipo de música queríamos ouvir. Meu amigo Danilo, num momento de fanfarronice, pediu Pink Floyd, no que foi prontamente atendido! A mãe dela também era uma gracinha. Vcs acreditam que ela lavou as minhas camisas sem me cobrar nada e ainda chorou quando a gente foi embora? Incrivel.

No mesmo dia em que chegamos, fomos fazer uma passeio de buggy pela praia, que vai até a praia de Peroba, quase na divisa com São José da Coroa Grande. É muito bonito, principalmente na maré baixa, em que se formam bancos de areia gigantes que formam penínsulas. Para fotografar bem esse local tem que ser artista, pois a visão é de 360 graus. No 2º dia nos fomos às galés, que sao uma mega barreira de coral a 8 km da costa, a maior de todo o litoral nordestino e a segunda maior do mundo, so perdendo para a da Australia. Vcs imaginam então a quantidade de peixes que se alimentam lá. Para chegar, é necessário contratar um passeio de barco que, em 2006, era 25 reais por pessoa, sem contar o aluguel da máscara e do snorkel, se necessário.

 
  
extraído de lava.med.br

Em dezembro de 2011, eu e minha esposa fomos à praia de Japaratinga, que fica logo depois de Maragogi. É a praia principal do vilarejo de mesmo nome, uma praia extensa e com aguas mornas e calmas. Nós fizemos uma bonita caminhada pela praia e fizemos um pequeno lanche a base de uvas em uma mesinha de madeira em frente à praia. Eu considero melhor do que as praias de Maragogi, por isso, pode ser uma boa passear por lá se vc estiver hospedado em Maragogi. Na saída da praia, nós compramos passas de caju DIVINAS, em uma pequena portinha. Se der mole, vc passa direto, mas há uma placa indicando o local.


Após 2 dias, seguimos pelo litoral norte, que considero uma das jóias do nordeste. O jornalista Ricardo Freire popularizou o nome “rota ecológica”, inspirado em uma placas que tinham por lá. O fato é que é uma das porções mais lindas e mais desconhecidas do litoral nordestino, onde ainda é possível curtir praticamente sozinho (ou a dois) praias maravilhosas. Para chegar nessa rota, é necessário sair da BR 101, que faz um balão pelo interior e protege essa região. Ao sul de Maragogi, vc deve entrar em Japaratinga, a partir de uma placa na própria BR. Depois disso, o caminho é bem sinalizado e não tem como errar. Para quem vem de Maceió, após a usina Santo Antônio vc verá uma placa apontando o caminho para a direita e placas enormes apontando os destaques de Porto de Pedras e Sao Miguel dos Milagres. A estrada é asfaltada e foi melhorada (atualização dezembro de 2011). Para um guia completo, eu recomendo fortemente acessar a página do próprio Ricardo Freire aqui, que dá informações com um nível de detalhamento inacreditável. Eu gostaria de destacar apenas alguns pontos, que são essenciais.

Em primeiro lugar, as hospedagens que constam na internet são extremamente caras e fogem do escopo desse blog, por isso se vc quiser se hospedar por lá por preços mais aceitáveis, vai ter que pesquisar na hora. Vc vai passar por lugarejos onde a subsistência é conseguida principalmente por meio da pesca, por isso acho que nao deve ser dificil encontrar alguma hospedaria por poucos trocados. Ou entao, vc pode fazer como eu e fazer o passeio de carro todo em um dia, o que é mais cansativo. É possivel sair de Maragogi ou de Maceió, como eu fiz na segunda vez. Em dezembro de 2011 eu voltei lá e eu fiz minhas incursões ao local a partir da praia de Tabuba, em Barra de Santo Antônio. Eu destaco, nessa rota, 3 lugares principais: Barra de Camaragibe, Tatuamunha e São Miguel dos Milagres. Tatuamunha é uma vila muito bonitinha, onde fica uma estação do IBAMA de reintrodução do peixe-boi. Se trata de um passeio de barco pelo lindo e preservado mangue no qual vc pode conhecer o Aldo, que pode ser encontrado de acordo com as indicações do pessoal de lá. A visitação se limita a 70 pessoas/dia, por isso em alta temporada o ideal é ligar para a associação dos guias para reservar: (82) 96156191. Além disso, indo a pé, cruzando o mangue por uma ponte, que cruza o rio Tatuamunha, se chega à praia. Essa paisagem é melhor observada, acreditem, do alto do morro onde fica o cemitério, onde se descortina toda a paisagem, incluindo o imenso coqueiral virgem que existe por lá. Nesse vilarejo há artesãos, como o dono da loja Sol Nascente, que faz lindos e originais trabalhos em palha de diversos tipos, além de vender artesanato em filé.
Bem próximo, há a Praia de Lages, com suas águas tranquilas, um corte de praia lindo, em curva, sem nenhuma viva alma. Em São Miguel dos Milagres, que tem uma faixa de areia larga, em que vc precisa andar muito com a água nas canelas para conseguir tomar banho, mas para deitar e ficar como um jacaré no rasinho é excelente. Vc pode ir à praia de São Miguel propriamente dita ou ir ao povoado do Toque, o que dá basicamente no mesmo.

  
 

Em dezembro de 2011, quando voltei lá, percebi que havia negligenciado um trecho bonito desse passeio, a praia de Barra do Camaragibe. Primeiro, pq nós temos um gosto especial por praias onde há desembocadura de rio - nesse caso, um rio enorme. Segundo, nao bastando a linda paisagem desse local, vc pode pagar 2 reais para cruzar o rio de barquinho a motor (ida e volta) e caminhar 5 min entre os coqueiros até chegar à Praia do Morro, uma das mais bonitas de todo o litoral norte e que vem sendo negligenciada simplesmente pq todos os sites orientam que se vá a essa praia a partir da horrível estrada de terra na Ilha da Crôa e, quando vc chega lá, todo mundo te desencoraja a ir e fica te empurrando os tais guias-mirins. Se vc tem paúra de pagar alguém pra te levar a alguma praia, se vc quer conhecer a Praia do Morro sem esforço, VÁ POR BARRA DE CAMARAGIBE. Vc vai ver uma praia extensa, de mar verde e calmo, faixa de areia larga e branquinha e muuuuitos lugares para esticar. Como lá nao há vendedores, leve seu lanchinho. Tb não há muita sombra. Ao entrar na água, a areia é forrada de estrelas do mar vivas e moluscos, não há jeito de nao pisar neles, mas procure pelo menos entrar na água com cuidado.




Já chegando mais perto de Maceió, chegamos a Barra de Santo Antônio. Lá há a praia do Carro Quebrado, em que se chega agora por uma ponte, construída em 2010. É uma praia bem diferente das outras pelo caminho, pois tem falésias enormes. Como eu já coloquei anteriormente, na entrada da cidade todo mundo se oferece pra ser guia. Atualmente, o acesso é complicadíssimo pelo meio de canaviais. Não é das mais bonitas, mas é ótima para almoçar, pois tem quiosques em que vc chega e pode negociar o preço diretamente com o dono do local. Eu negociei o preço do almoço e, no fim das contas o cara fez para a gente 2 peixes, 7 lagostas, 10 bolinhos de camarão e varias guarnições por 80 reais, para 4 pessoas! Comemos até explodir.
Entretanto, como todas as outras praias são de mais fácil acesso eu digo que nao há motivos para perder tempo no Carro Quebrado. Em vez disso, vc pode visitar as praias de Tabuba/Sonho Verde, que eu e minha esposa descobrimos recentemente em dezembro de 2011. Para chegar lá, descendo a estrada em direção a Maceió, vc deve seguir as placas da "pousada Arco Íris". Vai ter um momento em que a placa vai indicar uma entrada à esquerda. A partir daí é só seguir até o final da rua. Essa praia tem apenas uma pousada, denominada Arco Íris, que tem um bom custo-benefício e é boa para ficar isolado. A praia em si é dividida em 2 partes por um rio, que é a divisa dos municípios de Paripueira e Barra de Santo Antônio. Ele entra calma e lindamente no mar, formando um pequeno lago de água salobra.



Enfim, as praias do litoral norte de Alagoas devem ser aproveitadas enquanto é tempo. Fiquei preocupado ao perceber que já está descrito como um dos roteiros de viagem do guia 4 rodas, o que com certeza vai encarecer os passeios. Via de regra, como em qualquer lugar, se aproveita melhor em baixa temporada. Pelo menos até dezembro de 2011 estava tudo do mesmo jeito.

Barbada: o passeio de barco pelo rio Tatuamunha para ver Aldo, o peixe-boi mais simpático do Brasil.
Roubada: ir à praia do Morro pelo caminho da Ilha da Crôa.


domingo, 8 de novembro de 2009

PIPA

Nesse feriado de Finados eu e minha namorada aproveitamos para fazer uma curta viagem para o RN. Pipa é uma praia que fica a 80 Km de Natal, bem perto, separada da capital por uma estrada tranquila. Na quinta-feira, dia 29/10, já de madrugada, chegamos em Natal e fomos passar a noite no Hostel Verdes Mares, um albergue em Ponta Negra, o bairro mais nobre da cidade, onde há uma bela praia e a vista do Morro do Careca. Esse hostel é, na minha opinião, um dos melhores do Brasil, pois tem boas instalações, é bastante limpo, tem um café da manhã muito honesto e sua dona, a Rita, mora no local. Ela é muito atenciosa e dá várias dicas interessantes.

Na manhã seguinte, fomos pegar o ônibus para Pipa. Há muitas opções de horário e não é possível comprar com antecedência, o que previne a possibilidade de esgotamento de passagens. O preço também é convidativo – 10,50 reais. Vc pode pegar o ônibus na Rodoviária ou no Natal Shopping, que é mais próximo de Ponta Negra, o que permite que seja acessível facilmente de ônibus urbano. Mesmo nos feriados, é tranquilo pegar no Shopping mas, se ainda assim o ônibus estiver cheio, há a opção de pegar a van, que eles chamam de “alternativo”. Uma opção legal é alugar um carro, mas é altamente desrecomendável nos feriados, por causa do transito em Pipa e realmente não é imprescindível. Os horários dos ônibus e vans estão aqui.
A viagem demora umas 2 horas, apesar da curta distância, pq o ônibus e a van são do tipo “pinga-pinga”. Dessa vez eu quis gastar um pouco mais e então fomos para uma pousada chamada Mirante de Pipa, que fica no alto da falésia, dentro de uma reserva verde, com vista para o mar. Tem café da manhã muito bom, chalés muito charmosos e confortáveis, com ar cond e frigobar, uma varanda imensa com rede. Enfim, show de bola e com ótimo custo-benefício.

Eu e Jaque ficamos 4 dias em Pipa, que eu considero um tempo suficiente para aproveitar o local com tranquilidade. Na sexta-feira em que chegamos, fomos à praia do Amor, por uma saída direta da pousada através de uma trilha. É uma praia tranquila e tem ondas fortes, boas pra surfistas. No dia seguinte, fomos fazer o passeio de lancha para ver os golfinhos. Antes de mais nada, é importante dizer que esse passeio não se compara ao que é oferecido em Noronha, mas pra quem nunca viu golfinhos selvagens, é interessante. Pessoalmente, eu acho que não vale tanto a pena fazer o passeio, pois é muito melhor ver os golfinhos da praia, entrando na água junto com eles, como fizemos nos 2 dias subsequentes. Nesse mesmo dia, pegamos uma van (1,50 por pessoa) e rumamos para Tibau do Sul, que é a cidadezinha que administra Pipa, onde há também lindas praias, além de dunas e a imensa lagoa Guaraíras, que recebe água salgada vinda da maré alta, que escoa na maré baixa bem aquecida pelos mangues verdes que estão lá, aquecendo ainda mais a água do mar na praia. Optamos por fazer um passeio de lancha nessa lagoa, para ver o pôr-do-sol, um passeio altamente recomendável.


No domingo, decidimos passear pela praia, andando para a esquerda até chegar na enseada dos golfinhos. Uma praia lindíssima, protegida das ondas, abrigando muitos peixes, que atraem os golfinhos para o local. Como adiantei anteriormente, vc literalmente nada com os golfinhos, interagindo com eles a distâncias muito curtas, sendo possível até mesmo ver eles dando carreiras nos peixes e os abocanhando, como nos documentários da tv a cabo. Impressionante. O ideal é chegar no pico da maré baixa e aí, conforme vai enchendo, os golfinhos vão chegando. É importante lembrar de acompanhar o ritmo da maré, pois se encher muito vc fica preso até a maré baixar, por isso preste atenção nos caras que alugam barraca: quando eles vazarem, vc vai junto! No mesmo dia à tarde, pegamos uma van para Sibaúma (1,50 por pessoa) e fomos à Barra do Cunhaú, 8 km ao sul, um lugar espetacular, onde há o Rio Cunhaú, que entra no mar com leveza, quase em paralelo com a praia, formando uma barra, que é invadida pelo mar na maré alta. Quando o mar recua, há a formação de piscinas naturais nas rochas, onde é possível mergulhar e ver peixinhos. Lá é barato para almoçar, por isso não perdi a oportunidade para comer um bom peixe frito.



Na segunda-feira era o último dia, em que escolhemos ver golfinhos mais uma vez pela manhã e depois comemos camarão e aipim frito à tarde em frente à praia principal, que na maré baixa forma um banco de areia na frente, represando a água e formando piscinas nas quais a água vai se aquecendo e ficando gostosa...


Da outra vez que estive lá, fiz um passeio interessante, indo até a praia do Madero pela praia, depois subi a longa escadaria para subir a falésia e voltei pelo Santuário Ecológico, uma reserva de mata atlântica, onde se conseguem excelentes fotos da praia. , Dali você pode voltar pela praia se a maré estiver baixa ou por cima, pegando uma van na estrada em frente ao Santuário Ecológico, no caso de vc optar por gastar mais tempo e perder a hora de passar pelos costões. Alliás, como em quase todas as praias do nordeste, é fundamental ficar ligado na tábua de maré, para não ter suspresas desagradáveis. É de praxe que essa informação esteja disponível nas pousadas.


A noite de Pipa tb é interessante, com muitos barzinhos estilosos e de preço aceitável, além de alguns restaurantes mais sofisticados, mas para quem viaja liso tb há várias opções de podrões, lanchonetes, PFs baratos de peixe e camarão, self-service e outros estabelecimentos do gênero.

No retorno à Natal, foi possível ainda passear pela praia de Ponta Negra à noite e comer 1 kg de camarão ao alho e óleo por 22 reais (!!!), isso pq nós não estávamos com muita fome e não quisemos encarar o rodízio de camarão, 25 reais por pessoa. Bizarro como ainda é muito barato comer frutos do mar em Natal. Eu retornei de madrugada - como sempre - e toda vez eu prometo que não vou fazer esse tipo de sacrifício de novo, mas como economizar é a regra...

Por ora vou ficar devendo fotos de alguns lugares mas já estão a caminho.
Vamos voltar a descer pelo Nordeste - o próximo destino será Porto de Galinhas.

Barbada: Ver os golfinhos da praia sem gastar um tostão.
Roubada: Morrer em 25 reais para fazer o passeio de lancha.